top of page

ChatGPT e a ideologia do pior

  • Foto do escritor: segundaviablog
    segundaviablog
  • 9 de mai. de 2025
  • 2 min de leitura




Pedimos à chamada inteligência artificial que apresentasse modelos de capas para cadernos com tais e tais características, e assim ela o fez. 


O resultado, seguramente, foi o que era possível se esperar. Desenhos genéricos com traços sem qualquer originalidade, figuras sem vida, formas primariamente desenhadas e que sem dúvida se fossem realizadas por um profissional humano, seriam prontamente recusadas e esquecidas. 


Mas, como saíram rápidas, gratuitas e feitas pela máquina, todos ficaram maravilhados com o que viram. 


As chamadas IAs não fazem serviços melhores, apenas se destacam por sua praticidade e eficácia. Os resultados trazidos por elas são costumeiramente medíocres, mas, devido às vantagens de seu uso, vamos nos habituando a usá-las, sob o lema de que isso já serve. Que sirva mesmo, é sinal de declínio de nossa época. 


Contudo, engana-se quem pensa que isso vem de agora, que é uma novidade do Sr. Gates e Cia. Já de tempos, as crianças trocaram seus videogames ultrarrealistas por joguinhos simples do tipo Roblox, também em nome da facilidade e do rápido acesso. Igualmente substituíram o cinema e as séries por historinhas do TikTok ou Youtube. 


No mundo cotidiano, trabalhadores capacitados vão sendo substituídos em várias áreas por aplicativos e outros quebra-galhos, que não são bons mas são baratos. Por outro lado, funcionários vão se habituando a subempregos que, embora estejam em condições distantes do ideal, atendem ao suprimento das necessidades mínimas de subsistência. 


Nos supermercados, os produtos alimentícios vão sendo fornecidos em porções cada vez menores e mais caras, ou em fórmulas progressivamente mais precárias e menos nutritivas, mas que já servem para saciar a fome. 


É a ideologia do pior, da qual as ditas IAs são o corolário, e não o princípio. 


“Ah, mas elas estão só no começo”, dizem uns, ou “você é que não sabe pedir direito”. 


10 

Otimismo e culpa, duas velhas conhecidas vendas, a tapar os olhos do mundo enquanto vai ao precipício. 

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2022 por @temiporalivros. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page