top of page

O capitalismo saiu para o almoço mas os ideólogos não tomaram conta do navio

  • Foto do escritor: segundaviablog
    segundaviablog
  • 28 de abr.
  • 2 min de leitura


ree

A grande ideologia não acabou: apenas sua dominação tornou-se hegemônica. E até por isso é que ela acabou na aparência, convertendo os AIE de Althusser numa hipótese de jardim de infância. 

 

Hoje, já não é preciso que a escola nem ninguém mais reproduza os valores dominantes. A replicação se pressupõe nas formas concretas e lógicas aplicadas, de maneira que as bases do edifício nunca sofrem danos, à revelia até mesmo do que ocorre dentro dele. 

 

Os pós-modernos, por sua vez, confundiram isso com um mundo pós-ideológico. Ora, aos olhos de hoje, nada poderia ser mais cômico. As ideologias estão ascendendo por todos os lados e grupos, da extrema direita ameaçadora à esquerda liberalista ou radical que dá seus passos. A questão é que todas elas, de qualquer forma, não ameaçam o estatuto do modo de produção fundamentalmente em voga. 

 

A divisão do trabalho, por certo, tem nisso um papel fundamental. Há um núcleo protegido de especialistas que tocam a banda com sua linguagem cada vez mais cifrada, seja em termos científicos ou de economia de mercado, afastando com seu hermetismo as ameaças de contestação e agindo com tranquilidade. 

 

Soma-se a isso, também, o processo de expansão da classe média que, uma vez acomodada, passou a ocupar os espaços públicos somente para reivindicar suas pautas locais, seus interesses estritos, bem como o direito de propagar seus sistemas de convicções e crenças, com grandes consequências em parte mas nunca para o todo. 

 

  6 

Assim, surgiram as modas mais inusitadas possíveis. Alternativos, terraplanistas, minimalistas, antivacinas, feudais, niilistas, alguns socialistas e mesmo seguidores dos estoicos, cada um com sua ideia de como viver a melhor vida possível. 

 

A isso, o capitalismo respondeu: façam o que quiserem, apenas não mexam no meu dinheiro – ou o nosso MCP. 

 

Não foram poucos os que encontraram soluções para si e hoje são felizes, provavelmente. Hall chamou o fenômeno de busca pela identidade. Aqui, o contraponto. A identidade maior já está dada. O que se tratou foi de escolher a roupa do dia. 

 

Marx já nos falou. Somente o poder material pode derrubar o poder material. 

 

10 

Curiosamente, os capitalistas levaram isso a sério, e por essa razão fazem trafegar bem seu navio pesqueiro. Divirtam o povo lá embaixo, dizem eles. Também é confortável aqui na cabine de comando. 

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2022 por @temiporalivros. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page